Só para situar os leitores civis, “laranjeira” é o militar que por algum motivo mora no quartel, ou seja, quando todos voltam pra casa diariamente após o toque de ordem, o laranjeira fica no quartel. É no quartel que ele come, bebe, dorme, toma banho (nem todos) assiste TV e etc...ele realmente mora no quartel. Na maioria das vezes o cara é laranjeira por ser de outra cidade e com isso ele só vai para casa da mamãe só nos finais de semana (isso se ele não pegar um serviço no final de semana).
E você, já tinha escutado essa história? Conhece outra versão? Conta pra nós nos comentários.
#SER LARANJEIRA E ser SAFO economiza uma grana ganha B.A NA PARADA DIARIA...
ResponderExcluir#SER LARANJEIRA E ser SAFO economiza uma grana ganha B.A NA PARADA DIARIA...
ResponderExcluirDizem que o 1º soldado a morar num quartel se chamava Laranjeira.
ResponderExcluirVisitar a mãe em final de semana isso pra quem não serviu no 6ºRCB, lá so em dispensa, no meu ano tinhas uns que iam pra casa a cada 4 meses.
ResponderExcluirO que estudei a respeito diz que antigamente, no colégio militar, eram admitidos filhos de pessoas da alta sociedade, alguns poucos menos abastados que eram aceitos não tinham condições de viajar de volta para casa nos dias em que estavam liberados e nem mesmo condições de se manter quando o rancho não fornecia a alimentação nesses dias, então eles (que acabavam, por falta de condições financeiras, morando no quartel) lançavam mão de pegar as laranjas das laranjeiras que existiam nos fundos do quartel para não passarem fome.
ResponderExcluirNunca ouvi esse termo e o termo que usam até hoje é percevejo
ResponderExcluirEm 1982, quando me apresentei no 16° RCMEC, já se usava esse termo pra se referir aos soldados que moravam lá.
ResponderExcluirna minha época era percevejo
ResponderExcluirPosso ser laranjeira servindo no quartel da minha cidade?
ResponderExcluirNa minha,epoca 1983 era,percevejo
ResponderExcluirE também tiravamos serviço.
Hoje geralmente são chamados de alojados.
ResponderExcluirFui de 1999 a 2005, no antigo 28 BIB em Campinas SP, éramos chamados de laranjeiras.
ResponderExcluir